segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Niveis Tróficos

Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares.

De acordo com a forma nutricional, os componentes bióticos são classificados em: autotrófico e heterotrófico.

Autotróficos → são aqueles que sintetizam o próprio alimento a partir da conversão da matéria inorgânica em matéria orgânica, na presença de energia solar. Exemplo: algas fotossintetizantes e os vegetais (folhas clorofiladas).

Teia alimentar

Geralmente os consumidores ocupam mais de um nível trófico, pois a oferta de alimentos pode variar dentro de um certo ecossistema. Com isso, várias cadeias podem se entrelaçar, formando uma teia alimentar. No exemplo a seguir, observe os diferentes níveis tróficos ocupados pelos animais, não esquecendo de verificar que o sentido da seta parte do ser que é comido para o que come.
Se pegarmos a galinha como exemplo, verificamos que ela ocupa diversos níveis tróficos: consumidor primário (segundo nível trófico), quando come as plantas; consumidor secundário (terceiro nível trófico), quando come o embuá; consumidor terciário (quarto nível trófico), quando come a aranha.

Observação: Na cadeia alimentar, a matéria tem fluxo cíclico e a energia apresenta fluxo unidirecional.


Uma cadeia alimentar pode ser formada por muitos elos de consumidores, dependendo da variedade de espécies que habitam o mesmo ecossistema. No entanto, raramente há mais do que cinco níveis tróficos numa mesma cadeia alimentar, pois os últimos elos recebem parcelas cada vez menores de energia.

Os herbívoros são considerados consumidores primários, pois sempre formam o segundo nível trófico. Já os carnívoros, sempre ocupam os níveis superiores, ou seja, dos consumidores secundários em diante.

Além dos produtores e consumidores, as cadeias alimentares são formadas pelos decompositores (principalmente bactérias e fungos). Esses organismos se alimentam dos que morreram, permitindo a reciclagem dos nutrientes minerais. Isso significa que as substâncias orgânicas que formam os seres vivos, como as proteínas, os carboidratos, os lipídios, os ácidos nucléicos, são transformadas em substâncias inorgânicas ou minerais e voltam a fazer parte dos produtores, reconstituindo os elementos químicos que compõem os seus corpos. A ação dos decompositores permite a fertilização do solo e também a reposição dos minerais nos ambientes aquáticos.


Eduardo Hotta  Turma 303

Ecologia Geral


Os principais ramos de estudo e pesquisa em que se divide a Ecologia são: Autoecologia, Demoecologia (Dinâmica das Populações), Sinecologia (Ecologia Comunitária), Agroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental) e Macroecologia.
O conceito de ecologia Humana, é uma ligação entre os homens e o meio ambiente em que vivem, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais. A conservação do ambiente natural das diferentes espécies são conceitos de grande importância quando envolve as relações entre o homem e a biosfera.
Na disciplina de Ecologia são estudados os processos, as dinâmicas e as interações entre todos os seres vivos de um ecossistema. As interações ecológicas são caracterizadas pelo benefício de ambos os seres vivos (harmônicas) ou pelo prejuízo de um deles (desarmônicas) e podem ocorrer entre seres da mesma espécie (intraespecíficas) ou espécies diferentes (interespecíficas), vejamos um exemplo:

Relações intraespecíficas harmônicas: sociedade (organização de indivíduos da mesma espécie) e colônia (agrupamento de indivíduos da mesma espécie com graus de dependência entre si);

Relações intraespecíficas desarmônicas: canibalismo e competições intra- e interespecíficas (seleção natural). São relações entre espécies iguais, porém há um prejuízo para pelo menos um dos lados.

Iago Izidro  Turma 303

S.L.I na Feira Multicultural

Nós do grupo S.L.I, viemos presenciar um evento que teve aqui na Escola Luiz de Camões no sabado (22 de novembro), no qual teve muitos trabalhos interessantes ao longo da Feira.
O que mais nos chamou a atenção foi a ideia da turma 201, no qual cada grupo teve de fazer um livro , nos quais os nomes são :
Confissões de Adolescentes
Relacionamentos e Conflitos
The lesson
Manuscrito a respeito do capitão Kidd
A Jornada
Mundo dos Infectados
O Reino Encantado
Estrada da Vida
Poesias
Histórias de vida
Nós achamos as histórias muito boas em geral, mas gostamos de quatro histórias que nos chamaram mais a atenção, por causa da criatividade envolvida nas histórias
Mundo dos Infectados
The lesson
O Reino Encatado
Manuscrito a respeito do capitão Kidd

Ecologia

Ecologia é um ramo da Biologia que estuda asrelações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro.

A palavra "Ökologie" deriva da junção dos termos gregos “oikos”, que significa “casa” e “logos”, que significa “estudo”. Foi criada pelo cientista alemão Ernst Haeckel para designar a ciência que estuda as relações entre seres vivos e meio ambiente. A princípio um termo científico de uso restrito, caiu na linguagem comum nos anos 1960, com os movimentos de caráter ambientalista.

Os principais ramos de estudo e pesquisa em que se divide a Ecologia são: Autoecologia, Demoecologia (Dinâmica das Populações), Sinecologia (Ecologia Comunitária), Agroecologia, Ecofisiologia (Ecologia Ambiental) e Macroecologia.

O conceito de Ecologia Humana designa o estudo científico das relações entre os homens e o meio ambiente, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais.

A preservação e conservação do ambiente natural das diferentes espécies são conceitos de grande importância quando envolve as relações entre o homem e a biosfera.

Paulo Henrique  Turma 303

O que levou os cientistas a pensarem que o Universo tenha tido um começo?

           


O telescópio Hubble, consegue captar a luz de estrelas que mostra como elas eram a bilhões de anos. Analisando a luz das estrelas, é possível saber a velocidade com que elas estão se afastando ou se aproximando de nós, sua composição química, idade, temperatura e massa, entre outros aspectos.

Os cientistas então descobriram algo inesperado: as galáxias estão se afastando da Terra!

Para você entender melhor o que está acontecendo, faça várias bolinhas de tinta com uma caneta sobre a borracha de uma bexiga (balão de aniversário) e comece a soprar. Veja o que acontece com a distância entre as marcas de tinta.

A análise da luz das estrelas mostra que as galáxias estão se afastando  uma das outras, assim como as marcas feitas na bexiga. Isso acontece porque o Universo, como a bexiga de nosso exemplo, está se expandindo.

Mas se eles está se expandindo, podemos concluir que, no passado as galáxias estavam mais próximas. Quanto mais voltarmos no tempo, mais próximas elas estavam.

Podemos supor, então um momento em que toda a matéria do Universo estava compactada em um único ponto, infinitamente comprida em temperaturas enormes. Foi então o que aconteceu o que os cietistas chamam de "a grande explosão" ou, em inglês, o big-bang. Era o início do Universo, que teria ocorrido há mais ou menos 15 bilhões de anos.

Depois da explosão, a temperatura inicial, que era de mais de um trilhão de graus Celsius, começou a diminuir, e os átomos como formam a matéria hoje, se originaram, a partir dos prótons, elétrons e outras partículas.

Primeiro, os átomos se agruparam em núvens de gases. Cerca de um bilhão de anos depois, as primeiras estrelas e galáxias surgiram.

                                   O Sistema Solar

O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.

Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.

Origem do Sistema Solar

O sol e o Sistema Solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol. Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores, os outros planetas.

A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os planetas possuem muito mais matéria gasosa do que sólida, é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais, é o caso de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.


                         Os componentes do Sistema Solar

                              O sol

O Sol é a fonte de energia que domina o sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita e sua luz e calor tornam possível a vida na Terra. A Terra dista, em média, aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, distância percorrida pela luz em 8 minutos. Todas as demais estrelas estão localizadas em pontos muito mais distantes.

As observações científicas realizadas indicam que o Sol é uma estrela de luminosidade e tamanho médios, e que no céu existem incontáveis estrelas maiores e mais brilhantes, mas para nossa sorte, a luminosidade, tamanho e distância foram exatos para que o nosso planeta desenvolvesse formas de vida como a nossa.

O Sol possui 99,9% da matéria de todo o Sistema Solar. Isso significa que todos os demais astros do Sistema juntos somam apenas 0,1%.

                              Composição do Sol

O Sol é uma enorme esfera de gás incandescente composta essencialmente de hidrogênio e hélio, com um diâmetro de 1,4 milhões de quilômetros. O volume do Sol é tão grande que em seu interior caberiam mais de 1 milhão de planetas do tamanho do nosso. Para igualar seu diâmetro, seria necessário colocar 109 planetas como a Terra um ao lado do outro. No centro da estrela encontra-se o núcleo, cuja temperatura alcança os 15 milhões de graus centígrados e onde ocorre o processo de fusão nuclear por meio do qual o hidrogênio se transforma em hélio. Já na superfície a temperatura do Sol é de cerca de 6.000 graus Celsius.
                                                                      Mayara Oliveira dos Reis
                                                                             turma : 303

O que é biodiversidade?



Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o termo e conceito têm adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo.Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do Século XX.

Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

                          Quantas espécies existem no mundo?


Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 2 milhões de espécies. Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta.

                      Quais as principais ameaças à biodiversidade?


A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 30 anos.

                                            Vírus

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.

Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).

Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA, ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.
O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.

São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.

Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominado retrotranscrição, o que deu o nome retrovírus aos vírus que realizam esse processo. Os outros vírus que possuem DNA fazem o processo de transcrição (passagem da linguagem de DNA para RNA) e só depois a tradução. Estes últimos vírus são designados de adenovírus.

Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.

Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e "injeta" o seu material genético ou então entra na célula por englobamento - por um processo que lembra a fagocitose, a célula "engole" o vírus e o introduz no seu interior.

                                                                     Liana Dariva Martinez Risco.
                                                                                 turma : 303

Água, um problema pro futuro?



        Como todos vocês estão a par da situação aqui, pelo menos é oque acredito, estamos passando sobre uma das maiores faltas de água de nosso país e dos locais mais afetados, o Sudeste sem duvidas foi o mais. Para provar da situação critica que estamos falando, o reservatória da Cantareira, o maior reservatório da região está com níveis alarmantes, de 10 a 20% no máximo. (Entre outrosreservatórios , tem Alto tietê com menos de 10%, sendo o reservatório com mais falta de água).
Em Minas Gerais, outro estado da região sudeste, Também está tendo casos alarmantes com até situação de "racionamento" de água, no qual em alguns municipios é cortada e só volta no dia seguinte por algumas horas, um exemplo claro é Uberlândia , o reservatório Bom Jardim é responsável por 52% do abastecimento da cidade e toda a água que passa pelo local é tratada e consumida, de acordo com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Orlando Resende, a situação é preocupante.Para finalizar, num ''futuro não tão distante'' provavelmente água vai ser um luxo para poucos, e aí sim, se não se conscientizarmos agora e economizar água, vamos ter um problema sem soluções, isso se der tempo de pelo menos ajudar.

Lucas Pereira   Turma 303

Transferência de Energia

Transferência de energia
                 

                               O Sol é o principal responsável pela existência de vida na Terra, pelos  seguintes fatores: As radiações solares aquecem o solo, as massas de água e o ar;   A luz solar é captada pelos seres fotossintetizantes, representados principalmente pelas algas e plantas, e transferida ao longo da cadeia alimentar.
                    A transferência de energia na cadeia alimentar é unidirecional, ou seja, tem início com captação de energia luminosa pelos produtores e termina com ação dos decompositores, passando pelos diversos tipos de consumidores.
                    De retângulos superpostos, que formam uma pirâmide ecológica. Há três tipos de pirâmides: de número, de biomassa e de energia.
                         É possível representar os níveis tróficos de um ecossistema por meio  de retângulos superpostos, que formam uma pirâmide ecológica. Há três tipos
de pirâmides: de número, de biomassa e de en ergia.
                     A  biosfera é o conjunto de  de ecossistemas existentes no planeta Terra. Umecossistema compreende os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações   entre seres vivos (fatores bióticos) e não vivos (fatores abióticos).
                       A transferência de energia entre os seres vivos quando estes se alimentam e servem de alimento para outros organismos forma uma cadeia alimentar. Em um ecossistema existem diversas cadeias alimentares, a relação entre estas é chamada de teia alimentar.

Abigail Turma 303

Genética

A cor da pele humana é determinada por uma herança quantitativa genética, caracterizada por dois pares de genes alelos localizados em cromossomos não homólogos, ou seja, um par aleatoriamente indicado por Aa e outro Bb.
- Quanto maior a proporção de genes dominantes e menor de recessivos na pele, maior a quantidade de pigmentação, sendo a epiderme mais escura;
- Quanto menor a proporção de genes dominantes e maior de recessivos na pele, menor a quantidade de pigmentos, e a epiderme mais clara.
Genótipos
Fenótipos
(cor da pele)
AA BB Negro
AA Bb ou Aa BB Mulato escuro
AA bb, aa BB ou Aa Bb Mulato médio
Aa bb ou aa Bb Mulato claro
aa bb Branco
Exemplos de dois cruzamentos: o primeiro entre indivíduos homozigóticos, um dominante e o outro recessivo (geração P), e o segundo entre indivíduos heterozigóticos (geração F1).
1° cruzamento
Geração P→ AABB (negro) x aabb (branco)
Descendentes→ 100% AaBb (mulato médio)
2° cruzamento
Geração F1→ AaBb x AaBb
Gametas AB Ab aB ab
AB
AABB AABb AaBB AaBb
Ab
AABb AAbb AaBb Aabb
aB
AaBB AaBb aaBB aaBb
ab
AaBb Aabb aaBb aabb
Proporção fenotípica para os descendentes da geração F1:
* 1 (negro) / 4 (mulato escuro) 6 (mulato médio) / 4 (mulato claro ) / 1 (branco)
Obs: O albinismo, ausência total de melanina, é provocado pela ação de um outro gene, independente dos mencionados.

Renata Miranda                       Turma 303

Como funciona o sistema do FIES.



Primeiramente (FIES) significa: Fundo e Financiamento Estudantil. É um programa do Ministério

da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes

matriculados em instituições não gratuitas.

As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso

no site que é: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Quem pode solicitar o FIES? Pode­se solicitar pessoas que cursam em instituições privadas que

seja presenciais de graduação com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da

Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do

Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa

finalidade.

Quem não pode participar do FIES?

∙ Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no

momento da inscrição;

∙ Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;

∙ Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

∙ Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja

inferior a 20% (vinte por cento);

∙ Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos..

Qual a taxa de juros do sistema do FIES? A taxa efetiva de juros do FIES é de 3,4% ao ano para

todos os cursos.

Preciso ter um fiador? Sim, tem duas opções, a fiança convencional que é aquela prestada por

até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade ou a fiança solidaria que

é fiadores que deveram ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido,

reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos.

∙ Dados tirados do site do próprio FIES no dia 08/12/2014.

Nome: Fernanda Teixeira Martins dos Reis N:9 Turma:303

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Curta Camões



Será realizada no dia 5/11 ás 18 hrs,  na Câmara dos Vereadores em Cachoeirinha, o evento da Escola Luiz de Camões que é uma apresentação de trabalhos em forma de video, sobre as profissões que os alunos do
1º e 2º ano pretendem seguir ou tem curiosidade. 
Neste dia, será realizado as premiações dos melhores trabalhos. 
Convidamos a todos a prestigiarem o evento. 

Brenda e Gianine.

Postado por Ana Paula Rocha 

Estado de saúde do Rei Pelé

O ex jogador Edson Arantes do Nascimento foi internado no dia 24 de novembro de 2014 com um quadro de infecção urinária, fez uma cirurgia para a retirada de cálculos nos rins, na uretra e na vesícula no dia 13 e deixou o hospital após dois dias, mas teve que retornar por complicações, na primeira internação foi apontada a suspeita de infecção estomacal, mas após os exames foram descobertos cálculos.
Ele veio a apresentar uma piora no seu caso, mas alguns dias depois teve uma melhora clinica, ele foi transferido para UTI para que seja feito o tratamento de suporte renal sem necessidade de outras terapias de suporte.

                                              Wagner Moura e Mariane Mello

Postado por Ana Paula Rocha

Rubinho é campeão da Stock Car

Finalmente um jejum de 23 anos foi quebrado, Rubens Barrichello é o campeão da temporada na Stock Car em 2014. Mesmo com o terceiro lugar no pódio na última etapa, Rubinho assegurou o título. 
         O vice-campeão, Átila Abreu declarou que " É um mérito ser vice do Rubinho."
        Que esta e tantas outras façanhas sejam alcançada por Rubens nesta nova jornada de sua carreira. 
 EQUIPE ESPORTIVA         
                       
Gabriel Bezzerra, Yago Pons


Postado por Ana Paula Rocha

DICAS PARA OS PRÓXIMOS VESTIBULAR.


O site guia dos estudantes no formulou uma matéria com dicas sobre como se organizar melhor para as provas

do vestibular, como agora é final do ano a tensão aumenta para muitos jovens que pretende se formar no ensino médio 
e ingressar numa faculdade no ano posteriormente, se você faz curso vestibular ou estuda em casa por algumas horas ou nos tempos
vagos ai vai uma dica do guia dos estudantes para você se organizar melhor e conseguir alcançar seus objetivos e obter sucessos futuros !


Aula dada é aula estudada Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia. "Após as aulas, é necessário que o estudante estude as matérias que teve. Não deixe nenhuma matéria para depois", diz o coordenador do Anglo.



Estude até o começo da noite Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.



Estude de segunda a sábado O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.



Não deixe de fazer redações Tente escrever uma redação por semana. "Se o estudante não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos", comenta Alberto do Nascimento.



Resolva provas de vestibulares antigos a partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.



Revise o conteúdo perto dos vestibulares De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.



Simulados o dia da prova O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês. "Além de medir o seu conhecimento e saber as principais dúvidas, com o simulado o estudante também treina a situação de prova", explica Alberto. Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.



O ato de estudar é solitário O estudante precisa de um lugar calmo para estudar, sem interferências externas. Muitas vezes ficar em casa pode atrapalhar, por isso é recomendável que o estudante fique na escola, no cursinho ou em alguma biblioteca pública, para garantir a concentração.



Mantenha uma atividade física regular É importante que o vestibulando separe uma hora do seu dia, de duas a três vezes por semana, para exercícios físicos. "Aconselho que o estudante mantenha a cabeça voltada 100% para os estudos. Deixe de fazer algumas atividades extras, como ballet ou música. Só mantenha, regularmente, uma atividade física", comenta o coordenador. 



Estão ai as dicas super recomendadas por vários sites e espero que ajude, já que estamos ai na reta final !
BOA SORTE Á TODOS NESSA NOVA ETAPA! :)

Autora: Fabiana Borges 
Postado por: Joice Zanatta

Francesas processam hospital por troca de bebes

Há 20 anos atras, Manon Serrano deu a luz a sua filha Sophie Serrano, que foi trocada na maternidade do hospital de Cannes na França, Manon notou a diferença da cor da pele de sua filha,porem não desconfiou da troca, quando a menina tinha 10 anos, após muitas chacotas sobre a menina não ter as características do pai, foi realizado um exame de DNA, no qual nem o pai e nem a mãe da garota foram legitimados como os pais biológicos. Após investigações foi localizada a filha biológica de Manon, a apenas 30km de sua casa, as famílias se conheceram, porem decidiram manter a troca 
 A família esta pedindo a quantia de 12 milhões de euros (R$ cerca de 38,3 milhões).

       (Na foto Manon Serrano e Sophie Serrano, com sua mãe de criação.)


       Autores:Caroline Otto e Juliana Maciel         
Postado por: Joice Zanatta

Casos de AIDS entre jovens aumenta 50% em 6 anos no Brasil

No dia 1°(segunda-feira) foi o dia mundial da luta contra a AIDS, que mata em media 11 mil pessoas por ano no Brasil, os números de infectados esta crescendo muito entre jovens 15 a 24 anos, o aumento foi de mais de 50% de jovens soropositivos. Hoje os testes para esta doença estão sendo feitos e divulgados para seus pacientes em 20 minutos, é gratuito e pode ser feito em qual quer hospital da rede publica, e também há o tratamento preventivo que que pode ser usado 72 horas após o contato, o método apresenta 92% de eficacia , porem e pouco conhecido e pouco usado, no ano passado no Brasil foram usados apenas 20 mil desde "kits" de remédios.  
Hoje se tem uma falsa pretensão de que a AIDS está sob controle, pois nos anos 90, houveram casos de pessoas influentes da mídia com a doença o que levou ao espanto das pessoas e a maior prevenção. Então pessoal vamos se cuidar pois AIDS não tem cura apenas tratamento. A melhor forma de se prevenir é a camisinha.




Autores: Caroline Otto e Gabriela Quiroga        
Postado por: Joice Zanatta

Cruzeiro é o campeão do brasileirão.

Infelizmente chegamos ao fim do Campeonato brasileiro e não podemos deixar de parabenizar o Cruzeiro Esporte Clube por sua garra e dedicação em suas partidas. Com uma campanha espetacular, o Cruzeiro sagrou-se campeão pelo segundo ano consecutivo, duas rodadas antes do término do campeonato. Que a união deste grupo sirva como exemplo para tantos clubes do Brasil, para que possamos apreciar a qualidade de nosso futebol cada vez mais. O grupo, a diretoria e a torcida cruzeirense estão de parabéns!



Autores: Gabriel Bezzerra e Victor Santos 
Postado por: Joice Zanatta


Afogamentos durante os veraneios e a operação golfinho

      Durante anos vemos a ocorrência de várias mortes por afogamentos nas praias, rios, lagoas e dentre outros.
     A alguns anos foi desenvolvida pela brigada militar operação golfinho, que veio a trazer a diminuição dos casos de morte por afogamentos, além das campanhas de conscientização que são feitas na televisão, rádio, internet e etc as pessoas devem se tornarem mais responsáveis, pois são suas vidas que estão em jogo.
nas praias devem ser respeitadas as bandeiras de aviso das condições do mar, em outros lugares deve ser visto antes se o local é próprio para banho e seguro, casas com piscinas ou parques aquáticos devem ter cuidados especias também com as crianças.
    A operação de 2013 para 2014 foi de 21 de dezembro até 9 de março, foram efetuados 1.394 salvamentos no mar e em águas interiores, nos locais cobertos pelos salva-vidas, contra os 1.910 resgates no mesmo período da Operação Golfinho anterior ocorreu uma diminuição de 27,02%. ainda assim tiveram duas mortes por afogamento nesta temporada citada. No ano passado, foram verificados três óbitos.

Autores Mariane Mello e Guilherme Silva

Postado por Ana Paula Rocha

Óculos de verão 2015

Os óculos de sol 2015, vem com tudo neste verão. Cheios de estilo
e bastante diferenciados. Eles deixam o look com ar despojado, mas
também garantem a proteção dos olhos, contra os males dos raios
ultravioletas.
   A cada estação mudam-se cores e modelos de acordo com as tendencias
do momento. Vejam alguns exemplos de modelos:








Integrantes: Bruna e Larissa

Postado por Ana Paula Rocha

VESTIBULAR DA FACULDADE CESUCA 2015/1

     No dia 30 de novembro, no último domingo do mês aconteceu o vestibular na faculdade Cesuca.
     As alunas da escolas Luiz de Camões compareceram lá, a prova era unica de redação. Os temas da prova era atual e estava compreensivo graças os textos apoios ! 
    As alunas da turma 301 Fabiana Borges, Gianine Oliveira, Jennifer, Natalia ... Conseguiram a aprovação no vestibular e estão prontas para a Faculdade. 
     Lembrando que as inscrições vão acontecer nos dia 01, 02, 03 e 04 na faculdade, tem que ser levado os documentos necessário. 

Estamos na reta final do Ensino Médio e ansiosas para a faculdade, #VEMFACUL \o/  

Autora: Fabiana Borges 

Postado por Ana Paula Rocha

Limpeza da Boate Kiss em Santa Maria

     O dia 27 de Janeiro de 2013 ficou marcado na memória de muitos gaúchos. Entre às 2h30min e 5h00min, ocorreu o incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas e deixou 680 feridas. O incêndio foi causado por um sinalizador utilizado pelo integrante da banda que tocava na Boate.


     Hoje passado mais de um ano da tragédia, nessa semana começará a limpeza da Boate, onde serão limpados paredes e pisos, além da raspagem do forro e a retirada de móveis e eletrodomésticos. O trabalho de limpeza irá durar uns sete dias, e será gasto 100 mil, valor que será pago pelos donos da Boate Kiss.
     Irá começar nessa terça-feria (dia 2), a organização das estruturas para não ocorrer vazamento de resíduos tóxicos pela cidade. Além disso, o trânsito será bloqueado na Rua dos Andradas, entre a Avenida Rio Branco e a Rua André Marques. Apenas moradores poderão transitar nessas ruas.
     A limpeza oficialmente, começará somente na quarta-feira (dia 3) e as mais de 200 substâncias que pelos laudos foram constatados dentro da Boate Kiss, depois da limpeza serão levadas para Canoas para análise.

Autora: Carolina Azeredo

Periodo medieval

     Durante muitos séculos, a vida europeia foi ruralizada. A maioria da
população morava no campo e poucas eram as cidades importantes. A
partir do século x, o desenvolvimento do artesanato e do comércio
estimulou a urbanização. No texto abaixo, o historiador frances
jacques le goff discorre sobre o desenvolvimento das cidades
medievais. O autor mostra como foram surgindo as cidades e quem eram
os seus governantes. Depois, revela o movimento de emancipação das
cidades, quando elas deixam de se submetera seus antigos senhores
feudais.

     A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de
urbanização. Esse desenvolvimento urbano faz-se a partir de núcleos.
Esses núcleos são dominados ou por um senhor eclesiástico, em geral o
bispo, ou por um senhor leigo, sobretudo um conde. Eles governam a
partir de seu palácio episcopal do membro do clero ou de seu castelo.
     Depois da queda do império romano os bispos se instalam nas cidades
tão logo estas adquirem uma certa importância. Depois, quando aparece
a feudalidade, um senhor vem dominar cada região. Quer se estabeleça
ou não, ele constrói, na cidade, um castelo, que aliás é um mais um
local de poder militar, e de controle, do que de residencia.
     Em seguida, produz-se o movimento de emancipação das cidades: o
impulso é dado no fim do século XI, mas o século essencial é o XII. Os
burgueses arrancam ao senhor da cidade, primeiramente, privilégios,
depois, uma carta, isto é, um texto, dando-lhes jurisdição [direito de
fazer suas próprias leis] sobre a cidade. Quem são essas pessoas e
como se organizam? São os novos poderosos, os novos ricos da cidade.
     Os que se põem em mais evidência são os comerciantes.



Nome:Tamiel Gregis Dias


Postado por Ana Paula Rocha


Enquete sobre a água

Fizemos uma enquete, sobre como as pessoas cuidam da água, se elas

lembram de fechar as torneiras, de como elas lavam seus carros e dando a

elas as devidas perguntas:

As perguntas estão abertas a todos, então nos ajude e responda, iremos

fazer um gráfico representando a cada pergunta, para sabermos quanto %

se comove em ajudar o mundo.

1- Você em casa busca fechar a torneira quando esta escovando os dentes ?

( ) Sim ( ) Não ( ) As Vezes

2- Você procura não utilizar a mangueira para lavar as calçadas ?

( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

3- Você procura fazer a manutenção das torneiras em sua casa para não

ficarem pingando ?

( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

4- Quanto tempo você demora no banho ?

( ) 5 min ( ) 10 min ( ) Mais de 15 min

5- Você reutiliza a água que ja usou para outros beneficios ?

( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

6- Você tem algum método em casa para reaproveitar a água da chuva ?

( ) Sim ( ) Não

Autores: Taciany Ramos e Natália Lubini


Postado por Ana Paula Rocha

          Pois, é

     Pois, é pessoal o fim de ano está chegando e nosso trabalho também, as postagens melhoraram bastante e o público também. 
     Desde já, agradeço a todos os alunos que participaram deste projeto que iniciou com muitas dificuldades devido as péssimas condições dos computadores da escola, mas que termina com as condições mínimas necessárias. Ultrapassando essas dificuldades acredito que aprendemos bastante. Agradeço também aos professores que contribuíram com o referido trabalho e a vice diretora Janete que esteve sempre disposta a ajudar-nos quando lhe foi possível. 
     Terminamos com mais de 15.000 visualizações.
     A frase de Voltaire fica como um pensamento.   
    
       Professor Edenilson Cardoso
       Orientador do blog Camões seventy years
       Projeto Seminário Integrado 

Semanas Finais

      Estamos na reta final do ano letivo, e as próximas semanas são decisivas para concluirmos o ano, pois começam os PPDA's.
      Quem está mal nas matérias é a hora de se focar nos estudos pois ainda tem chances de passar.
Se informem com  os professores sobre os dias que ocorrerão as provas
para não se perderem e serem pegos de surpresa ou faltarem no dia errado.
      E confiram as matérias que ficaram para poderem estudar.

Boa sorte a todos!



Autores:
Fernanda Beretta

Postado por Ana Paula Rocha 

Perdemos um grande humorista o mundo se encontra em luto


           Morreu aos 85 anos, Roberto Gómez Bolaños em 28/11/14, criador dos personagens Chaves e Chapolin colorado. Seus personagens foram um grande fenômeno na América latina e em muito outros países do mundo.
 Ele só não era um grande criador de personagens mas um grande comediante, que se destacou na década de 1970, aos 40 anos. Além ser comediante Roberto Gómez Bolaños era formado em Engenharia e começou a vida como lutador de boxe, mas foi como escritor de peças de teatro que ganhou o apelido pelo qual era mais conhecido no México: Chespirito, o pequeno Shakespeare. O mundo inteiro faz homenagens para o menino pobre que arrancava gargalhadas do público com suas trapalhadas e seu jeitinho. 
O criador morre mas sua obra é eterna!


Autor: Gabriela Quiroga                                                    Postado: Joice Zanatta